O Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social (ECOSOC Youth Forum) é uma iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento de plataforma global para incentivar o diálogo entre os Estados Membros e jovens líderes, compartilhando ideias, soluções e inovações soluções para os desafios que afetam o bem-estar dos jovens e que possam fornecer perspectivas aos jovens sobre a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ECOSOC Youth Forum é organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos da ONU (UNDESA) em colaboração com o Escritório do Enviado do Secretário Geral para a Juventude (OSGEY), Grupo Principal para Crianças e Jovens (MGCY) e Reunião de Coordenação Internacional de Organizações Juvenis (ICMYO) junto com a assistência dos parceiros do sistema das Nações Unidas. É um dos maiores fóruns da juventude do mundo e a única reunião intergovernamental oficial que reúne representantes da juventude com ministros e funcionários do governo. 

A edição de 2021 do ECOSOC Youth Forum foi realizada entre os dias 7 e 8 de abril, contando com a participação de mais de 10.000 jovens de todo o mundo. Participaram também do evento Carlos A. Alvarado Quesada, presidente da Costa Rica, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jayathma Wickramanayake, Enviada do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude, Volkan Bozkir, Presidente da 75ª Assembleia Geral da ONU, dentre outros líderes mundiais. Devido a pandemia do COVID-19 o ECOSOC Youth Forum foi realizado em formato online. Vale lembrar que a edição de 2020, originalmente programada para se reunir de 1 a 2 de abril de 2020, foi adiada para a sessão ECOSOC 2021 devido à pandemia do COVID-19. Em edições anteriores, como a de 2019, o Diplomacia Civil foi o responsável por selecionar e enviar uma delegação de jovens representando o Brasil.

Em 2021 o ECOSOC Youth Forum celebrou a sua décima edição e teve como tema geral “Recuperação sustentável e resiliente da pandemia COVID-19, que promove as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável: Construindo um caminho inclusivo e eficaz para a realização da Agenda 2030 no contexto da década de ação e entrega para o desenvolvimento sustentável” (em inglês “Sustainable and resilient recovery from the COVID-19 pandemic, that promotes the economic, social and environmental dimensions of sustainable development: Building an inclusive and effective path for the achievement of the 2030 Agenda in the context of the Decade of Action and delivery for sustainable development”). 

As discussões da edição de 2021 ECOSOC Youth Forum foram orientadas tanto pelo tema geral do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) quanto do próprio Fórum Político de Alto Nível (em inglês High-level Political Forum – HLPF) de 2021. O ECOSOC é um dos seis principais órgãos das Nações Unidas, servindo como fórum central para discutir questões econômicas e sociais internacionais e formular recomendações de políticas dirigidas aos Estados membros e ao sistema da ONU. Já o HLPF é a plataforma central das Nações Unidas para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 e dos ODS. Ele prevê a participação plena e efetiva de todos os Estados Membros da ONU e Estados membros de agências especializadas.

A edição de 2021 do ECOSOC Youth Forum centrou-se em torno dos ODS 1 (erradicação da pobreza), 2 (fome zero), 3 (saúde e bem-estar), 8 (emprego digno e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades), 12 (consumo e produção responsáveis), 13 (combate às alterações do clima), 16 (paz, justiça e instituições fortes) e 17 (parcerias e meios de implementação). Os 9 ODS foram analisados e discutidos em cinco Sessões Temáticas (“A People-Centric Response”, “Accelerating Action for the Planet”, “Prospering and Thriving”, “Inclusive Peace: The Way Forward” e “Harnessing Partnerships, Resources and Science: Working Together to Get Things Done”), além de Sessões Regionais (Ásia e Pacífico, Região dos Estados Árabes, África, Europa, América do Norte e outros Estados, e por fim América Latina e Caribe). O ECOSOC Youth Forum contou ainda com uma sessão exclusiva para network entre os participantes.

Por meio do diálogo, discussões, workshops, o ECOSOC Youth Forum visou ressaltar as perspectivas dos jovens sobre problemas e soluções de nível global a comunitário. Ou seja, os jovens são agentes de mudanças. Assim, buscou mostrar como que os jovens são capazes de ajudar a trazer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o discurso público, especialmente em um momento de mudanças de paradigma sem precedentes. Também se ressaltaram oportunidades e desafios abrangentes que vêm com a mudança em um mundo pós-COVID. Debateu-se também em como incluir aqueles que vivem na pobreza e enfrentam barreiras no exercício de seus direitos humanos – muitas vezes meninas e mulheres jovens – nos debates e processos de mudança.

Um dos destaques do evento foi o lançamento do relatório da estratégia “#Youth2030”, o qual mostra as principais ações e trabalhos da ONU relacionados aos jovens. A estratégia “#Youth2030” é um dos principais compromissos da ONU para fortalecer o trabalho da organização com e para os jovens. Nesse sentido, a estratégia “#Youth2030” visa envolver os jovens em questões que afetam seu futuro, principalmente relacionadas ao desenvolvimento sustentável. O relatório destacou o papel ativo dos jovens na reconstrução das sociedades pós-COVID em direção a sociedades mais inclusivas. 

Um dos principais resultados do ECOSOC Youth Forum é a Declaração Presidencial, a qual capta os principais resultados das discussões e conclusões do Fórum. Essa declaração será disponibilizada ao Segmento de Alto Nível do ECOSOC, ao Fórum Político de Alto Nível em julho e reuniões relevantes do Geral Assembleia em setembro de 2021.


Mais informações sobre o ECOSOC Youth Forum: 

https://sustainabledevelopment.un.org/hlpf/2021

https://www.un.org/ecosoc/en/ecosoc-youth-forum

https://www.unyouth2030.com/about

https://diplomaciacivil.org.br/project-view/ecosoc-youth-forum/

Acesse nosso site: